R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Hardware

Durante conferência na Open Compute Summit, a Intel mostrou os primeiros detalhes de sua tecnologia fotônica que será implementada em novas placa mães e servidores.

intel desenvolve tecnologia fotônica

Intel desenvolve tecnologia fotônica

Ao contrário dos chips tradicionais, que usam elétrons para transportar informações, esta nova tecnologia de transmissão de dados pela luz utiliza fótons para alcançar o resultado esperado.

Com um protótipo de servidor feito em conjunto com a Quanta Computer, a nova arquitetura de silício fotônico permite a comunicação em velocidades de até 100 Gigabits por segundo, além de gastar menos energia do que os métodos mais tradicionais.

De acordo com Jason Waxman, gerente geral de computação em nuvem da empresa, a Intel tem sido agressiva na implementação de silícios fotônicos dentro de data centers. Ele afirma que podemos ver essa tecnologia amplamente implementada nos próximos cinco anos, mas não deu uma data específica.

Analistas já esperavam que esta tecnologia começasse a ser mais e mais difundida. Dean Mcarron, analista da Mercury Research apontou que é apenas uma questão de tempo até que os fios de cobre sejam trocados por fibra óptica.

Em 2012 a IBM também apresentou a sua solução para chips nano-fotônicos. Um resultado de uma pesquisa iniciada em 2010, o chip da empresa consegue atingir taxas de transferências de até 25 Gigabits por segundo.

  • kaddukko

    Adoro esse site e ele tem otimas materias, mas ai vai uma critica construtiva!!!
    Quando for montar materias como essa coloque os dados de comparação!!!
    Colocar especificações de um outro hardware para comparação ou pelo menos diga a porcentagem de rapidez e economia de energia q essa nova tecnologia vai gerar…blz