R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Corporativo

O Ministério das Comunicações publicou ontem, 7 de fevereiro, uma portaria no Diário Oficial da União que autoriza a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a agilizar os processos para a instalação da rede 4G no Brasil.

Governo quer acelerar liberação do 4G no Brasil

4G no Brasil

Esses processos se referem a destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz) para a telefonia 4G, já que esta faixa é ocupada atualmente por emissoras de televisão analógicas. No caso, a Anatel fica responsável por digitalizar o sinal dessas emissoras para que a faixa seja liberada para a chegada da rede 4G no país.

Além disso, a Anatel deve estar atenda a criar uma nova faixa, caso haja necessidade, para que essas emissoras emitam seus sinais e a fim de impedir possíveis interferências em relação ao 4G.

O governo ressalta a necessidade de expansão da estrutura para oferecer o novo serviço, principalmente para implementá-lo da forma mais rápida possível. Mesmo porque a Copa do Mundo está cada vez mais próxima, e os planos iniciais é que a rede 4G ocupe ghrande parte das áreas urbanas e até periferias até 2014.

Depois que a faixa de 700 MHz for desocupada, haverá uma licitação para oferece-la a operadoras interessadas em oferecer o serviço no país. Além desta faixa, há também a de 2,5 giga-hertz que será disponibilizada para a tecnologia 4G.

  • Wagner Filho

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A tecnologia 3G é perfeita, a largura de banda é ótima, porque então querem a todo custo colocar o 4G se as operadoras não liberam nem 1mb de velocidade de internet?

    Se as operadoras liberassem uma velocidade de 5mb para a conexão 3G a tecnologia 3G suportaria tranquilamente, agora porque querem colocar uma largura de banda extremamente alta se não vai ser utilizada nem um pingo? Coisas de Brasil!