R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Software Antivirus +

O navegador Google Chrome, desse mês em diante, passará a ter novas atualizações liberadas no mesmo dia em que as atualizações do Windows. Dessa forma, na segunda terça-feira de cada mês – dia conhecido como “Patch Tuesday” ou “terça-feira de correções” – uma versão mais atual do navegador sempre deve estar disponível.

Google Chrome 23

Isso faz parte de uma “reação em cadeia”, iniciada quando a Microsoft resolveu integrar o plugin do Adobe Flash Player no Internet Explorer do Windows 8 e Windows RT.

Por fazer parte do Internet Explorer, as atualizações para o plugin só poderiam ser entregues via Windows Update. No entanto, se a Adobe lançasse uma atualização fora do ciclo da Microsoft, usuários do Windows tinham de esperar até a próxima “Patch Tuesday” para atualizar os seus plugins, o que os deixava expostos por mais tempo às vulnerabilidades. Para resolver esse problema, a Adobe anunciou, em novembro, que iria se adequar à agenda de atualizações da Microsoft, de modo a coordenar as atualizações.

O Google Chrome, porém, também possui o plugin do Adobe Flash Player integrado. Sempre que o plugin for atualizado, a Google precisa lançar uma nova atualização de seu navegador para incluir a versão mais recente do Flash Player. Como o plugin agora só recebe novas atualizações na “Patch Tuesday”, a Google se viu obrigada a segui-la para manter o Google Chrome atualizado.

As atualizações do Google Chrome, no entanto, não se limitarão à agenda da Microsoft. Além das atualizações a serem lançadas na “Patch Tuesday”, a Google continuará a lançar outras atualizações no decorrer do mês para o navegador, sem data definida, sempre que necessário.

Essa medida agradou aos usuários corporativos, pois agora é possível saber de antemão quando os softwares – Windows, Flash Player e Chrome – receberão atualizações. Isso permite que as empresas se programem com antecedência para atualizar seus computadores.

Jason Miller, gerente de pesquisa e desenvolvimento da VMware, elogia a coordenação entre as atualizações e afirma que gostaria que mais empresas encontrassem uma maneira de notificar os usuários sobre futuras atualizações. “É bom ver desenvolvedores coordenados assim“, afirma ele em entrevista à PCWorld. “A maior vitória seria se todos os desenvolvedores fornecessem uma notificação prévia [de novas atualizações], então equipes de segurança poderiam planejar de acordo. Sem um aviso apropriado, nós realmente ficamos no mesmo barco como antes, onde as atualizações-surpresa pegam você desprevenido“.

O navegador Google Chrome é atualizado automaticamente em segundo plano, sempre quando há novas atualizações. Se preferir, o usuário poderá baixar as últimas versões do navegador em seu site oficial.