R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Internet

Turcos driblam censura do governo para acessar Twitter e Facebook

Mesmo com a censura do governo turco em relação ao Twitter e Facebook, muitos dos usuários locais ainda acessam as redes sociais, graças aos sistemas VPN.

Censura do governo é driblada na Turquia com o uso de VPN

Aplicativos como o Hotspot Shield abrem túneis na internet e fazem com que a conexão do usuário seja indetectável. Desta forma, essas pessoas driblam o bloqueio governamental e acessam as redes sociais mais populares, que foram censuradas pelo governo.

De acordo com o jornal The Guardian, na última semana, mais de 120 mil pessoas na Turquia realizam o download do Hotspot Shield. E o aplicativo ganhou cerca de 10 mil usuários a mais por dia em média de uso.

A Turquia vem enfrentando problemas com manifestações públicas contra o primeiro ministro Recep Tayyip Erdogan, que inseriu restrições ao álcool no país, entre outros tópicos. Isso gerou protestos, confrontos com a polícia e pelo menos uma morte. Como a mídia local não cobre diretamente os fatos, muitos turcos usam as redes sociais para enviar informações.

O ministro Erdogan, porém, julga essas redes, em especial o Twitter, como instrumentos para indentivar as revoltas e manifestações. O que levou ao bloqueio delas no país.

“Agora há uma ameaça que se chama Twitter. Os melhores exemplos de mentiras pode ser encontrado lá. Para mim, a mídia social é a pior ameaça para a sociedade”, disse Erdogan.