R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Hardware Tecnologia

Quem viu algum filme de ficção científica já deve ter ouvido o termo raio trator ser usado. Nos filmes, este tipo de raio é usado para capturar naves e outros objetos no espaço.

Agora um raio trator real foi desenvolvido por cientistas norte-americanos na Escola de Medicina da Universidade de St Andrews em conjunto com membros do Instituto de Instrumentos Científicos (ISI), localizado na República Tcheca.

Com a descoberta, publicada na Nature Photonics, este raio poderá ser usado por médicos no futuro para atrair células individuais. Atualmente ele só pode mover partículas microscópicas.

Cientistas norte-americanos desenvolvem raio trator

Esta não é a primeira vez que cientistas trabalham no desenvolvimento de um raio trator real. Em 2011, pesquisadores da China e Hong Kong mostraram este tipo de aplicação com lasers com uma forma específica.

Além disso, a própria NASA (Agência Espacial Norte-Americana) financiou um estudo para examinar como esta técnica pode ajudar a manipular amostras no espaço.

Mais sobre as aplicações do raio trator

Dr. Tomas Cizmar, um dos cientistas norte-americanos envolvidos no desenvolvimento do raio trator na Escola de Medicina da Universidade de St Andrews, disse que a nova técnica tem um grande potencial.

Segundo ele, o raio é bem seletivo nas propriedades das partículas onde ele age, assim é possível selecionar partículas específicas dentro de uma mistura. “Eventualmente, isto poderá ser usado para separar os glóbulos brancos do sangue, por exemplo”, disse ele.

Normalmente, quando objetos microscópicos são atingidos por um feixe de luz, eles são forçados na direção deste feixe pelos fótons. Já a técnica da equipe do Dr. Cizmar permite que esta força seja revertida.

“É surpreendente”, disse ele. “Apenas quando examinamos em detalhes o processo é que notamos a reversão. Ela ocorre em um campo bem pequeno”.