R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Hardware Tecnologia

Pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica, descobriram uma forma de construir lentes de contato com LCD, em uma espécie de micro monitor. Há muito caminho para ser trilhado à frente, mas este pode ser o começo da produção de uma nova tecnologia, que pode até tornar realidade o olho biônico.

Cientistas criam lentes de contato com LCD

Lentes de contato com LCD

Diversas instituições de pesquisa trabalham hoje para desenvolver uma forma de utilizar eletrônicos presos na superfície do olho. Caso isto se torne realidade, será possível, por exemplo, inserir dispositivos de varredura e prevenção nos olhos, para evitar doenças como catarata. Além disso, é possível também usar lentes especiais que bloqueiam radiação aos olhos, servindo como um óculos de sol automático.

Há, porém, problemas envolvidos na tecnologia. O principal deles é de onde vem a energia para o pequeno dispositivo funcionar. Fora que ele tem de ser durável e ter o formato e condições perfeitas para se adaptar ao olho humano.

O protótipo dos pesquisadores da Universidade de Ghent mostra a imagem de um sifrão. Com isso, dá para notar o tamanho e resolução do monitor. Por enquanto, ele ainda não pode ficar transparente por completo. Ou completamente opaco. Mas este é um assunto para a equipe de cientistas resolver.

As pesquisas futuras em torno da tecnologia seguirão em frente, e contam também com diversas direções para seguir. Além da Universidade, o IMEC também pesquisa sobre a criação de micro monitores.