R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Hardware

Não é segredo para ninguém que a Intel está trabalhando nos processadores Haswell, sua nova geração de processadores com lançamento previsto para 2013. No entanto, o site VR-Zone divulgou uma lista das principais especificações dos processadores que integrarão a próxima linha da Intel, que acabou vazando na Web.

Processadores Haswell

Pelo que se pode ver na lista, os processadores continuarão usando nomenclaturas como Core i5 e Core i7, sendo o Core i7 4770 o processador com maior clock. Já o Core i5 4670K e  Core i7 4770K não possuem travas contra overclock no multiplicador. No entanto, nota-se que as especificações em geral são muito similares à atual linha de processadores de 3ª Geração, também conhecida como “Ivy Bridge”.


Clique na imagem para ampliá-la

O que há de novo nos processadores Haswell?

Os processadores continuarão utilizando transistores de 22nm, suporte a memórias de DDR3 de 1600MHz com até dois canais, e vídeo integrado no processador. Os clocks dos processadores continuam os mesmos da 3ª Geração, o que decepcionou alguns usuários que esperavam algo na casa do 4.0GHz. Porém, é muito provável que a nova arquitetura Haswell possibilite a execução de um maior número de Instruções Por Clock (IPC). Um maior IPC possibilita que o processador tenha maior desempenho sem a necessidade de aumento do clock.

As diferenças ficam por conta do novo vídeo integrado, o Intel HD 4600, que é o mesmo para todos os processadores da linha. No entanto houve um aumento no TDP – Thermal Design Power -, de 77W para 84W, o qual tem sido atribuído ao vídeo integrado mais potente. Um TDP maior significa, a grosso modo, consumo de energia e temperaturas ligeiramente maiores.

A lista também divide a nova linha de processadores em “padrão” e “de baixo consumo”, estes com um TDP variando entre 35W e 65W de acordo com o modelo. Os modelos de baixo custo, Core i3, não aparecem na tabela.

Como as informações divulgadas não são oficiais, logo é importante não levá-las tão a sério até que a Intel as confirme.

Um novo Socket

Uma informação já confirmada é que os novos processadores Haswell utilizarão o novo Socket 1150. Isso significa que quem desejar adquirir um dos novos processadores precisará, inevitavelmente, adquirir também uma nova placa-mãe para poder utilizá-lo.

Mais informações técnicas – em inglês – sobre a micro-arquitetura Haswell estão disponíveis aqui.

  • http://www.webexplorerbrasil.com Thiago Fortes

    A Intel ainda insiste com essa sua sucata HD Graphics! Desperdício de silício!

  • diasdm

    A Intel podia manter o socket em 1155. Assim, ajudaria no upgrade de processadores Ivy Brigde.