R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Corporativo

A IEEE Standards Association finalmente aprovou o uso da tecnologia WiGig (Wireless Gigabit Alliance). Trata-se de um novo modelo de WiFi, que funciona de forma semelhante (ou seja, sem fios), mas com uma velocidade muito maior. Apesar disso, ela conta com um raio de alcance menor, e que opera a 60 GHz.

WiGig é aprovado e oferecerá rede sem fio mais rápida

WiGig e a sua rapidez

O WiGig utiliza tecnologia 802.11ad e é capaz de transferir dados a uma taxa de até  7 Gbps (Gigabits por segundo). Para você ter uma ideia, os roteadores atuais usam o 802.11g, que transferem dados a 50 Mbps (Megabits por segundo) e 802.11, a 100 Mpbs.

Este modelo de conexão pode ser usado em ambientes pequenos, como escritórios e hospitais, já que se limita a uma área de 40 metros de distância, e oferece alta velocidade. Além disso, o uso do WiGig faria com que as pessoas não precisassem dividir a quantidade da banda, já que sua capacidade é extremamente superior do que os roteadores atuais apresentam.

Bruce Kraemer, presidente do  IEEE 802,11 Wireless LAN Working Group, comenta que ao migrar para a próxima banda ISM, que é a de 60 GHz, foi permitido um salto de desempenho, o qual oferece usos que nunca foram possíveis com  a existente  IEEE 802,11.

Além disso, o uso da tecnologia permite que os computadores estejam conectados de forma efetiva, o que permite um melhor desempenho e minimização de possíveis falhas.

  • vanderlaars

    Resta saber se vai ser retro compativel.

    • diasdm

      Pela imagem acima parece que vai coexistir e complementar os dispositivos sem fio já existentes. Então, eu acho que vai ser retrocompatível sim.