Windows 7 reduz consumo de memória RAM

Nova mudança reduz o consumo de memória pela metade!.

28/04/2009 09:40h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

No artigo anterior descrevemos uma mudança no Windows 7 que permite que mais de um aplicativo acesse o GDI (Graphics Device Interface; um dos principais componentes gráficos do Windows) ao mesmo tempo.

Esta mudança torna a interface do sistema operacional mais ágil, assim não veremos mais aquelas "engasgadas" que ocorriam quando muitas janelas estavam abertas. Interessante, mas isso não é tudo: o Windows 7 também
fará melhor uso da RAM, o que ajudará principalmente os computadores com memória de vídeo compartilhada (o popular "video onboard").

No Windows Vista, quanto mais janelas você abria, mais memória ele precisava. Cada janela ocupava duas regiões da memória, uma delas na memória de vídeo e outra, com o mesmo conteúdo, na memória RAM do computador.

Embora isso possa parecer esquisito, isso era necessário para que o Windows pudesse  mostrar as imagens na tela sem depender da memória da placa de vídeo, pois as placas de vídeo tem muito menos memória RAM do que o computador (computadores comuns têm 2GB de memória RAM, enquanto poucas placas de vídeo tem mais de 512MB de memória, ou 2568 MB quando a placa de vídeo vem embutida na placa-mãe).


Método usado pelo Windows Vista
 

O DWM (ou Desktop Window Manager) é o responsável por "desenhar" os elementos gráficos do Windows (janelas, ícones, etc.) usando o processador da placa de vídeo, e para isso, ele precisa que os dados desses elementos gráficos fiquem armazenados na memória da própria placa de vídeo. E aí vem o grande trunfo do Windows 7: como ele utiliza toda a memória RAM da placa de vídeo, ele não precisa mais utilizar a memória RAM do computador, reduzindo com isso à metade o uso de memória RAM para essas funções.


Método usado pelo Windows 7
 

O único requisito para isso funcione é um novo driver da placa de vídeo - algo que os fabricantes vão disponibilizar na época do lançamento do Windows 7.

Os novos drivers que suportam esta redução no consumo de memória são chamados WDDM (Windows Display Driver Model ou modelo de drivers de vídeo) 1.1. Embora os drivers do Windows Vista (WDDM 1.0) funcionem perfeitamente no Windows 7, infelizmente eles não tiram proveito dessa novidade.


Comparando o consumo de memória entre drivers WDDM 1.1 e WDDM 1.0
 

Embora o usuário tenha mais memória RAM disponível no Windows 7, alguns testes de performance (benchmarks) podem mostrar uma redução mínima na performance geral, já que o processador precisa acessar os dados que estão na memória da placa de vídeo. No geral essa diferença deve ser imperceptível para o usuário, pois ele trabalhara mais rápido no computador, uma vez que há mais memória RAM para o próprio sistema operacional utilizar.

O Windows 7 está quase pronto. A última versão de testes (o RC ou Release Candidate) estará disponível para assinantes da MSDN e TechNet no dia 30 de abril e para o público em geral no dia 5 de maio.



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.

 

Artigos do BABOO