Nos próximos anos, a VMware continuará dominando o mercado de virtualização de servidores x86, mas enfrentará novos desafios com o Windows Server 2008 e a XenSouce, de acordo com um novo relatório da Forrester Research. O relatório, lançado esta semana, mostra que, enquanto Microsoft e XenSource adicionarão cada vez mais funções de virtualização em seus produtos, ainda precisarão de mais tempo para enfrentar a VMware num setor praticamente criado por ela.
A tecnologia de virtualização, que permite a execução de várias máquinas virtuais no mesmo computador, já é usada em cerca de 51% das empresas norte-americanas, embora apenas uma minoria a tenha adotado em larga escala, de acordo com Frank Gillett, autor do relatório da Forrester. Desde a fundação da companhia em 1998, a VMware dominou o mercado de servidores virtualizados em x86, com produtos como o ESX Server e, mais recentemente, Virtual Infrastructure.
Agora, a companhia quer expandir seus mercados, afirmou Gilliet, que acredita que a VMware estaria interessada em ver OEMs construindo suas tecnologias de virtualização dentro do hardware, o que aumentaria sua presença em departamentos TI.
Mais informações: eWEEK