Proteção de redes wireless é quebrada em tempo recorde

Sistema WEP de 104 bits é quebrado em dois minutos.

05/04/2007 10:58h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Uma rede wireless criada em ambientes domésticos ou corporativos pode ser menos segura do que o imaginado. Pesquisadores mostraram que a criptografia WEP 104 bit (mecanismo comum de segurança de redes 802.11b/g/n), pode ser quebrada em dois minutos. Um time da Technische Universität Darmstadt (TUD) afirmou que este tempo é o suficiente com 95% de probabilidade ao se utilizar um processador Pentium-M 1.7 GHz para os cálculos.

Pra que o ataque funcione, o atacante deve ter tráfego suficiente da rede para analisar. Desta forma, os pesquisadores forçaram a rede protegida a gerar pacotes de dados. Com 40 mil pacotes, havia 50% de chances de se quebrar a proteção; com mais 20 mil pacotes, a probabilidade subiu para 80%. Para se chegar aos 95% de chances, foram necessários 85 mil pacotes de dados. A ferramenta usada pelos pesquisadores demorou cerca de 2 minutos para gerar os pacotes.

O ataque em si não é novo, pois em 2001, pesquisadores demonstraram falhas no sistema de criptografia RC4, que forma a base do WEP. Logo depois, o sistema de proteção WEP 40 bits foi quebrado e, anteriormente, o sistema já havia sido quebrado por apenas 50 mil pacotes. O mais preocupante nesta notícia, no entanto, é como os pesquisadores, usando um laptop comum e as ferramentas corretas, quebraram o sistema tão rapidamente.

 Mais informações: ArsTechnica



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.