O Google planeja lançar esta semana seu aplicativo on-line para a criação de arquivos de apresentações, chamado internamente de Presently, e a TransMedia, marca por trás do serviço on-line de armazenamento Glide, lançará seu Glide Presenter 2.0, com a mesma finalidade.
O novo software do gigante das buscas completa o objetivo do Google de criar uma suíte para escritórios totalmente on-line. De fato, a suíte, anteriormente chamada de Google Docs & Spreadsheets, será apenas Google Docs, consistida por três serviços web: um processador de textos, um software de planilhas e um software de apresentações.
Na conferência Web 2.0 Expo, em Abril, o executivo chefe do Google, Eric Schmidt, já havia anunciado a funcionalidade de apresentações, que passou por testes internos desde então. O serviço (assim como outras ferramentas da empresa) ganhará em breve algumas novas funções. Atualmente o serviço de apresentações permite importar arquivos do PowerPoint para trabalhos colaborativos.
Enquanto isso, o Glide Presenter 2.0 apresenta mais funcionalidades do que o serviço do Google, mesmo com uma interface inferior. O Glide Presenter 2.0 também é compatível com vários aparelhos móveis, podendo ser usado para a inserção de arquivos multimídia e a criação de temas nas apresentações.
O Glide Presenter 2.0 também traz várias ferramentas sofisticadas para o controle de direitos digitais dos arquivos. Os usuários podem, por exemplo, controlar o número de vezes que as apresentações podem ser visualizadas e baixadas para o computador.
Mais informações: InformationWeek