Pesquisadores da Microsoft rastream dinheiro de spammers

Entenda como empresas honestas têm suas marcas usadas em spammers de buscas.

22/03/2007 22:03h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Usando uma ferramenta caseira chamada Fiddler, pesquisadores da Microsoft criaram um sistema que rastreia o dinheiro que sai de grandes nomes da publicidade e chega aos spammers de buscas.

A metodologia, criada pela Microsoft Research juntamente com a Universidade da Califórnia, já conseguiu descobrir um esquema complexo onde um pequeno grupo, usando falsas páginas para atrair os usuários, conseguia lucrar redirecionando o tráfego de mecanismos de busca para páginas com publicidades obtidas legalmente. De acordo com um documento lançado por pesquisadores da Microsoft, um mecanismo de "cinco camadas e duas direções" pode ser usado para explicar todo o processo:

Primeira camada: Páginas falsas, para atrair os usuários, são mais comuns no Blogger (serviço de blogs do Google), sendo responsável por até 29% das 'páginas ímãs'. Além disso, o domínio '.info' é o mais usado pelos spammers.

Segunda camada: Os pesquisadores descobriram que o domínio spammer 'topsearch10.com' era o responsável por mais de 1000 spams nos testes, e a faixa de IPs 209.8.25.150~209.8.25.159 era usada por 25% dos spams para o redirecionamento do tráfego dos usuários.

Terceira camada: Nas pesquisas, os IPs 66.230.128.0~66.230.191.255 e 64.111.192.0~64.111.223.255 foram os mais vistos quando o tráfego dos usuários era afunilado para as publicidades. No estudo, os pesquisadores coletaram mais de 100 mil spams associados a estas duas faixas de IPs, incluindo muitas propagandas exibidas também por redes honestas de publicidade.

Quarta camada: O estudo mostra que muitos canais publicitários servem como intermediários (se comunicando nas duas direções) entre a empresa que quer a propaganda e o spammer. Ao permitir que as propagandas sejam exibidas em várias páginas spammers com um baixo preço, estes canais acabam atraindo também empresas idôneas que querem usar os serviços para exibir seus produtos/serviços.

Quinta camada: Devido aos preços predatórios dos atravessadores, muitos serviços idôneos acabam sendo vistos em publicidades spammers. "De fato, é o dinheiro das empresas que buscam por publicidade que mantém a indústria do spam de buscas, que enche da Internet de conteúdo de baixa qualidade e reduz a produtividade de buscas dos usuários", segundo os pesquisadores.

 Mais informações: ZDNet



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.

 

Artigos do BABOO