Um pesquisador de segurança criou um novo utilitário que testa a neutralidade de redes internet. Dan Kaminsky explicará os detalhes de sua técnica, que será distribuída na forma de um software gratuito, nos próximos dias na Conferência de Segurança Black Hat USA, em Las Vegas. O software pode afirmar que computadores estão priorizando alguns tipos de tráfego TCP/IP com mais importância do que outros - não dando a devida qualidade necessária às conexões VoIP ou tratando dados criptografados como conexões de segunda classe, por exemplo.
O Congresso Americano está atualmente debatendo a possibilidade de se criar leis que garantam a neutralidade da Internet para impedir que estes casos aconteçam. A neutralidade da Internet obrigaria operadoras como AT&T e Comcast a dar a mesma importância para todos os tipos de serviço virtual. Favoráveis à lei afirmam que ela é essencial para preservar a liberdade que fez da Internet um sucesso. Já operadoras de banda-larga afirmam que estas leis podem impedi-las de lançar uma nova geração de serviços (entenda por cobrar para que conexões VoIP, por exemplo, sejam feitas).
Kaminsky batizou sua técnica de "Investigação ativas por falhas baseadas em TCP". Ele afirma que o utilitário que está em desenvolvimento será semelhante ao utilitário Traceroute, que é usado para saber que caminhos os pacotes de dados entre duas máquinas ou entre diferentes pontos de uma rede.
Mas ao contrário do Traceroute, o software de Kaminsky faz com que o tráfego testado pareça ter vindo de uma operadora ou de um serviço em particular, como VoIP. O utilitário também será usado para identificar onde o tráfego perde sua qualidade, e poderia ser futuramente usado para descobrir se alguma operadora trata certos tráfegos de rede com qualidade indevida.
Mais informações: ComputerWorld