Microsoft quer ler pensamentos dos usuários

Leitura seria usada para entender opiniões sobre interfaces

15/10/2007 22:32h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Não contente em apenas estar presente nos computadores, a Microsoft agora quer ler as mentes dos usuários. A empresa afirmou que é difícil julgar adequadamente a maneira com que as pessoas interagem com computadores, já que o excesso de questões causa distrações e respostas não confiáveis. "As pessoas não conseguem relatar suas próprias ações com exatidão", segundo a gigante dos softwares.

Por isso, a Microsoft quer ler as opiniões diretamente do cérebro da pessoa conforme ela utiliza o computador. O plano da gigante dos softwares é usar eletro encefalogramas (EEGs) para gravar sinais elétricos relacionados ao cérebro, interpretando-os de maneira adequada. O problema é que os EEGs captam todos os impulsos elétricos do cérebro, inclusive os causados por distrações.

E é exatamente neste ponto que entra a nova patente da Microsoft, apresentada pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO): a empresa criou um método para filtrar os EEGs de maneira que apenas os sinais úteis serão aproveitados. A Microsoft espera que os dados obtidos ajudem a entender exatamente o que as pessoas pensam sobre interfaces de softwares e onde as mesmas podem ser melhoradas. Obviamente, se os usuários permitirão a leitura de seus cérebros pela Microsoft ou não, isso é outra história.

 Mais informações: New Scientist

 Veja o texto oficial da patente no USPTO



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.