A Microsoft planeja lançar novos serviços on-line voltados para consumidores corporativos que desejam pagar assinaturas mensais ao invés de taxas de licenciamento de softwares. Os novos serviços, anunciados no último final de semana, formam a primeira grande investida da Microsoft no setor de 'softwares com serviços' para ambientes empresariais.
A gigante dos softwares afirmou que começará a oferecer serviços de e-mail, mensagens instantâneas e colaboração para empresas com mais de cinco mil funcionários. Estas aplicações são executadas em centrais de dados da Microsoft e estarão disponíveis pela Internet. A nova estratégia se diferencia dos tradicionais softwares criados e vendidos pela empresa, como Office e Exchange.
"No futuro, quando olharmos para trás, este anúncio será marcado como a primeira vez que a Microsoft realmente iniciou sua estratégia de softwares com serviços Web", afirmou John Rymer, analista sênior da Forrester Research. "A empresa realizou o primeiro passo de muitos que provavelmente serão dados".
Para enfrentar competidores como Google e Salesforce.com, a Microsoft tenta desenvolver serviços para grandes ambientes corporativos, sem necessariamente acabar com os softwares tradicionais responsáveis pela maior parte de seu lucro. A maioria dos competidores neste setor trabalha com serviços Web que substituem softwares tradicionais, mas a gigante dos softwares adotou a estratégia de 'softwares com serviços' com a promessa e objetivo de unir o melhor dos dois mundos.
Mais informações: CIO Insight