Microsoft patenteia 'Defesa Proativa' contra vírus

A Microsoft acaba de receber nos EUA uma patente para proteção proativa contra vírus

23/05/2008 15:17h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

A Microsoft acaba de receber nos EUA uma patente para proteção proativa contra vírus, que é como os softwares de segurança ajudam a proteger o seu PC quando se deparam formato alterado de malware que não está no arquivo de definições do antivírus.

A patente: "O paradigma da proteção dos softwares antivírus atuais é um sistema reacionário, isto é, o software antivírus só é capaz de proteger um computador contra malwares depois que o malware é lançado". Infelizmente, isso significa que pelo menos alguns computadores serão infectados antes de uma atualização ser lançada.

Uma parte substancial, se não quase todos os malwares desconhecidos que exploram vulnerabilidades, são malwares conhecidos reescritos. Com efeito, encontrar malwares completamente novos é relativamente raro. No entanto, devido ao sistema padrão atual utilizado pelos antivírus, não é difícil de maquiar ou reescrever malwares de tal maneira que ele passará pela proteção fornecida pelo software antivírus.

Em face aos problemas expostos acima, seria benéfico para os usuários de computador, tanto em termos de segurança como em termos de custo-eficácia, ter um software antivírus que protegesse proativamente um computador contra malwares reescritos ou reorganizados, malwares concebidos para os sistemas operacionais que fazem chamadas API. A presente invenção é direcionada para fornecer este tipo de software. "

E o que significa isso para todos os outros fornecedores - como a McAfee, Symantec, Kaspersky, e Trend Micro - que vendem softwares com proteção proativa há anos?

A questão é que a Microsoft entrou com o pedido de patente em 20 de Fevereiro de 2004 (e que foi concedida em 20 de Maio de 2008) e nunca foi contestada.

Fonte:
Fórum do BABOO

 



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.