O Órgão Internacional de Padrões (ISO) lançou um comunicado recente, explicando que a votação preliminar para definir o formato Office Open XML (OOXML) como padrão internacional não alcançou os 66% necessários para aprovação. Ao contrário de muitos boatos, porém, o formato em si não foi reprovado. Para que o OOXML seja aprovado, a Microsoft tem até Fevereiro de 2008 para responder países membros do ISO que aprovaram ou reprovaram o formato com comentários. Se os países ficarem satisfeitos com as respostas da Microsoft, podem mudar de opinião na votação final.
Segundo o comunicado do ISO, "o objetivo do encontro será rever e buscar consenso de possíveis modificações no formato estudado com base nos comentários recebidos com alguns votos. Se os países que reprovaram o formato mudarem de opinião com base nas respostas a ponto do critério de aprovação ser alcançado, o formato avaliado será aprovado como padrão".
Segundo a contagem oficial do ISO, disponibilizada publicamente, 104 países são membros do órgão, embora apenas 41 façam parte do comitê conjunto ISO/IEC JTC 1, responsável pela análise do Office Open XML. Destes 41 países, 22 aprovaram o formato, enquanto 11 o reprovaram. Nesta contagem, não estão os votos que aprovaram o formato com comentários e as abstenções.
Um porta-voz da Microsoft apresentou uma contagem extra-oficial com dados diferentes. De forma surpreendente, pelas contas da Microsoft o cenário está mais desfavorável para o Office Open XML. Com base nessas informações, houveram nove abstenções, 17 países que aprovaram o formato e 15 que o reprovaram. A empresa reiterou o fato de que estes números não são oficiais.
Mais informações: BetaNews