
Após o lançamento mundial do Windows Vista para consumidores, a Microsoft afirmou que algumas das mudanças mais recentes do sistema foram resultado de diálogos com a Comissão Européia.
"Após debates com a Comissão Européia, a Microsoft se comprometeu a realizar algumas mudanças no Windows Vista antes de seu lançamento", segundo a companhia em um comunicado, destacando três alvos dessas mudanças: segurança, busca e formatos de documentos.
A Central de Segurança do Windows (WSC), que se assemelha a um Painel de Controle, permite que o usuário tenha uma visão geral de quais softwares de segurança estão sendo executados, e quais precisam de alguma atualização. Empresas rivais de segurança e a Comissão suspeitaram que o WSC pudesse ter uma vantagem injusta perante outros softwares. Com isso, a Microsoft se comprometeu a desenvolver APIs para que outras empresas possam desativar o WSC em favor de seus próprios painéis.
De maneira semelhante, o PatchGuard - proteção presente no Windows Vista x64 que impede modificações no núcleo do sistema - foi alvo de várias reclamações de empresas que afirmavam que a media impedia o correto funcionamento de seus próprios softwares. A Microsoft também está desenvolvendo APIs que permitem o contorno da medida.
Em relação às buscas, a Microsoft mudou a maneira com que o Internet Explorer 7 e o WinVista definem um mecanismo padrão de busca. "Com estas medidas, o usuário poderá escolher - dentre várias opções - qual mecanismo de busca será padrão no sistema, podendo mudar esta escolha facilmente", afirmou a companhia.
E no setor de formatos de documento, a modificação está no formato XPS, feito pela Microsoft para enfrentar o PDF. "Em resposta às preocupações da Comissão, a companhia fez mudanças na estrutura de licenciamento do XPS, e enviou o formato para aprovação de organismos internacionais como um formato aberto", diz a Microsoft.
Mais informações: ComputerWorld