Microsoft desenvolve 'mini Windows' para se expandir

'MinWin' tem apenas 40MB e é primeiro passo para segmentação do Windows em diversos setores

23/10/2007 16:14h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

A Microsoft desenvolveu uma versão especial do sucessor do Windows Vista, chamado atualmente de 'Windows 7'. A versão mínima - MinWin - é basicamente formada pelo núcleo do Windows, ocupando 40Mb de espaço. Para se ter idéia, a instalação completa do Windows Vista ocupa mais de 4GB. O MinWin não apresenta interface gráfica, o que obriga os usuários a interagir com o sistema através de um servidor HTTP, que já vem integrado. O MinWin é voltado apenas para testes internos, mas deve servir como base para a Microsoft criar sistemas operacionais para mercados específicos.

Atualmente, a Microsoft comercializa diferentes versões do Windows para vários dispositivos, desde estações de trabalho e servidores até roteadores e supercomputadores. O MinWin é o primeiro passo para a gigante dos softwares rapidamente se expandir em outros setores, informou Eric Traut, supervisor de tecnologias de virtualização da Microsoft.

"Com a segmentação iniciada pelo MinWin, a Microsoft pode brigar em mais mercados", afirmou Traut, que também concluiu que o ‘mini sistema operacional’ é a prova definitiva de que o Windows não é exatamente pesado. "Muitos pensam que o Windows é pesado e cheio de 'tralhas'. O sistema operacional realmente é grande e apresenta muitos utilitários, mas seu núcleo - coração do sistema -  é relativamente pequeno".

 Mais informações: Vnunet.com


  


Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.