Tom Robertson, gerente geral do grupo de padronização da Microsoft, afirmou claramente que nenhum formato de arquivo pode ser considerado perfeito, e os formatos mais adequados são os que evoluem com o tempo.
Esta afirmação pode ser vista com o próprio formato Open XML, criado pela Microsoft para o Office 2007. O Open XML está no processo de aprovação internacional ISO, e Robertson afirmou que o formato já ganhou melhorias desde o início do processo. O Open XML já foi aprovado pela organização Ecma como padrão para arquivos.
Robertson também garantiu que o formato rival ODF não satisfaz as necessidades do consumidor e não oferece compatibilidade completa com outras tecnologias. "Não acreditamos que obrigar as pessoas a usar um formato que não atende todas as necessidades seja a melhor solução", concluiu o executivo.