A Microsoft assinou um acordo de proteção de patentes com mais uma distribuidora Linux. A japonesa Turbolinux fechou uma parceria que, entre outras vantagens, a protege de quaisquer acusações de quebra de patentes da gigante dos softwares.
Além da proteção de patentes, o acordo inclui duas grandes áreas de colaboração: unificação de ambientes, onde os usuários podem usar uma única credencial para entrar em ambientes híbridos com sistemas das duas empresas e o Microsoft Live Search, que será o mecanismo padrão de busca do Turbolinux. A distribuição é focada na região da Ásia-Pacífico, e a maioria das vendas é feita no Japão e China.
"Para criar soluções com diferentes sistemas de forma a resolver os problemas dos consumidores, é necessário um trabalho conjunto", afirmou Yano Koichi, executivo-chefe da Turbolinux. "Com o acordo, queremos mostrar que o Turbolinux é a distribuição mais indicada para ambientes mistos com Windows". A Microsoft já fez acordo similares neste ano com a Linspire, Xandros e LG Eletronics.
Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, afirmou que em geral o Linux viola mais de 200 patentes do Windows, acusação esta que sempre foi mal-recebida pela maioria das distribuições.
Mais informações: ENT News