Intel cria processador com 48 núcleos

Protótipos estarão disponíveis em breve

08/04/2010 08:38h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

A Intel anunciou que “quantidades limitadas” de um processador experimental com 48 núcleos físicos serão disponibilizadas para alguns pesquisadores até a metade deste ano. A empresa deve distribuir os protótipos para os pesquisadores como parte do programa Tera-scale.

Embora poucas informações sobre o processador tenham sido divulgadas, o engenheiro Christopher Anderson disse que cada núcleo físico do processador deve ter a mesma velocidade de um processador Atom (algo entre 1,2GHz e 1,8GHz por núcleo).

Embora não pareça muito, vale lembrar que o processador terá 48 núcleos operando com estas velocidades.


Protótipo do chip com 48 núcleos

Outro detalhe é que dependendo da carga de trabalho, o processador deve consumir entre 25 e 125 watts. O chip também terá a capacidade de “desligar” os núcleos que não estiverem em uso.

O protótipo é baseado na mesma tecnologia por trás do modelo com 80 núcleos desenvolvido pela equipe do Tera-scale em 2007, mas a diferença é que este protótipo com 48 núcleos é totalmente funcional.




Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.

 

Artigos do BABOO