A IBM ultrapassou a HP em revendas de servidores no primeiro trimestre de 2007, e as duas empresas foram beneficiadas com vendas de computadores com chips x86, de acordo com uma pesquisa de mercado.
Vendas de servidores x86 sofreram uma queda visível conforme os compradores usam mais tecnologias de virtualização para diminuir a quantidade de máquinas compradas, além de esperar uma popularização de processadores com quatro núcleos, de acordo com um relatório do Gartner. Esta tendência acabou no primeiro semestre de 2007, com vendas 4.5% superiores ao mesmo período de 2006, somando US$ 12,9 bilhões.
O número de servidores vendidos pelas empresas também subiu 6%, para 2.1 milhões de unidades. Mas a lucratividade diminuiu devido à competição dos mercados de servidores RISC e Itanium, segundo o analista Jeffrey Hewitt, no relatório. O número de servidores Itanium Unix e RISC vendidos caiu 15.5% em comparação ao mesmo período de 2006, fazendo as receitas diminuírem 1.5%. Em compensação, o mercado x86 teve um crescimento de 7.3% em unidades vendidas e 6.5% em receitas.
Mais informações: ComputerWorld