Hackers usam falha em arquivo antipirataria do Windows

Driver usado em sistema externo contra pirataria de games apresenta falha

07/11/2007 08:33h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

A Microsoft afirmou nesta semana que corrigirá uma falha encontrada num componente antipirataria externo que faz parte do Windows, reconhecendo que hackers já a exploram. De acordo com o pesquisador responsável pela descoberta do problema, a Microsoft já estava ciente do problema há pelo menos três semanas.

Num alerta lançado no início da semana, a Microsoft afirmou que lançará uma correção para uma versão antiga do arquivo "secdrv.sys", também conhecido como "Driver de Segurança da Macrovision". O arquivo faz parte da proteção antipirataria SafeDisc, licenciada pela Macrovision para distribuidoras de games.

"Este driver faz parte do Windows Server 2003, Windows XP e Windows Vista", segundo a Microsoft, que também garantiu que o Windows Vista não é afetado, já que o driver do sistema é uma versão atualizada. A empresa também afirmou já estar ciente de ataques que usam o problema. "A Microsoft tomará as medidas apropriadas para resolver o problema, incluindo o lançamento de uma atualização em nosso ciclo mensal de segurança". Usuários do Windows XP/Server 2003 podem obter a versão atualizada do driver diretamente do site da Macrovision.

A falha foi descoberta por Elia Florio, da Symantec, quando documentou que uma falha ainda não conhecida era explorada em versões atualizadas do Windows XP e Server 2003. Florio também garantiu que a Microsoft já conhecia o problema. "No momento, não se sabe como o driver é usado no sistema, pois ele não apresenta as mesmas propriedades dos arquivos de sistema", segundo o pesquisador no último mês.

Após as primeiras informações de Florio, outros pesquisadores descobriram o arquivo defeituoso e já criaram códigos prova-de-conceito. Florio classificou a falha como um problema de elevação de privilégios locais - o que significa que o atacante precisa de acesso local na máquina afetada para explorá-la. Porém, a empresa de segurança eEye Digital Security alertou que o problema podem ser usado com outro ataque para exploração remota.

 Mais informações: InfoWorld


  


Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.