
O que o sucessor do Windows Vista, de codinome Vienna, trará para o mercado? Embora o Windows Vista tenha acabado de ser lançado para o público, já começaram as especulações sobre o que o novo sistema terá. E Bill Gates é uma das principais fontes para tal.
Em Janeiro, Gates falou para um grupo de bloggers durante a feira CES 2007 que o próximo lançamento do Windows para o grande mercado terá melhor reconhecimento de voz, funcionalidade de escrita digital e melhor uso de tecnologias 64 bits. Ele ainda afirmou que o sistema deverá ser lançado entre os próximos 2 e 4 anos. Durante o evento de lançamento do Vista, em Nova York, Gates foi além durante uma entrevista com um repórter da Newsweek:
- Então, você pode dar alguma indicação sobre como o próximo Windows será?
Bem, ele será mais centrado no usuário.
- E o que isso quer dizer?
Quer dizer que você agora tem que reinstalar vários programas e mexer em várias configurações quando está em outros computador senão o seu próprio, e a movimentação de informações desse gênero é muito dolorosa. Podemos usar os serviços da Live para saber sobre o que você está interessado, e mesmo que um usuário esteja um computador público, poderá usar configurações pessoais, favoritos e outros dados do gênero.
Mas sobre o que exatamente Gates estava falando? Seria sobre novas funcionalidades na rede Windows Live ou sobre o ainda não anunciado serviço remoto de armazenamento de dados Windows LiveDrive? Chris Overd, especialista na rede Live, falou sobre os comentários de Gates.
"Parece que Gates usou a cartilha de Ray Ozzie (chefe de arquitetura de softwares da Microsoft) para falar sobre a Live, com o objetivo final de permitir que o usuário armazene configurações do Windows remotamente", segundo Overd. "Um primeiro passo disso já está acontecendo, com o Windows Live Messenger 8.1. Enquanto armazenar nome e imagem de exibição remotamente é apenas um primeiro passo, mostra a direção dos planos da Microsoft nos próximos anos".
Mais informações: ZDNet