Introdução: MSN, ICQ, Y!, AIM... atualmente a internet está cheia de protocolos (e programas) de mensagem instantânea. Com esta profusão de tecnologias, fica difícil algum usuário usar mais de um programa ao mesmo tempo e para isso, existem os multi-messengers, programas que, sacrificando os recursos avançados de cada protocolo, permitem usar várias redes de comunicação numa única interface. Neste tutorial, vamos ver com detalhes o Gaim, multi-messnger compatível com uma infinidade de redes diferentes.
Parte 1: Instalando e configurando para uso
1. O site do Gaim (http://Gaim.sourceforge.net/) contém várias informações sobre o projeto, bem como andamento de novas versões e bugs encontrados. O download da versão para Windows pode ser feito usando este link de redirecionamento. A instalação pesa 5.74MBs.
2. Ao executar o programa, você pode escolher o Português do Brasil para entender melhor os passos da instalação. Após aceitar o contrato de uso do programa, você poderá escolher a aparência que será instalada com o programa. A aparência Tema 'Wimp', selecionada na imagem, é a de uma janela de programa normal, que seguirá os temas do Windows. Obviamente, nada impede que você escolha outro tema.

3. Agora você precisará escolher as pastas de instalação do módulo GTK+ (necessário pra o funcionamento do Gaim e o programa propriamente dito, respectivamente.

4. Após a instalação, marque a opção Executar Gaim 1.0.0 e termine a instalação (Terminar).

5. Quando o Gaim se abrir, você encontrará esta janela. Você pode entrar nas Preferências do Gaim (vamos deixar isso mais para frente) ou ir para o gerenciador de contas (Contas). Vamos a este.

6. Clique em Adicionar na janela que se abrirá e você verá a janela abaixo. Na opção Protocolo você entenderá a versatilidade e compatibilidade do Gaim: é aqui onde você escolherá a sua rede. As opções são as mesmas para todas as redes, salvo algumas exceções, como IRC. Preencha os campos de acordo com sua conta e seu gosto pessoal (no caso de Lembrar senha e Auto-conectar).
Especificamente o caso do MSN, no campo Nome de usuário coloque seu Passport (o e-mail para cadastro na rede), e não seu apelido, para garantir a conexão (apelido somente para e-mails do Hotmail). para colocar seu avatar, use as Opções do Usuário > botão abrir, e escolha sua figura.

7. Após cadastrar outra conta, veja como meu Gerenciador de Contas está. Para se conectar em alguma das contas, basta marcar o campo correspondente a Conectado, ou Fechar o Gerenciador e escolher alguma na tela de login.
]
8. Esta é a janela do gaim, com os ícones diferenciando os contatos (por questões de privacidade, apaguei os nomes dos meus contatos).

9. E esta é a janela de conversa, Perceba que várias conversas são agrupadas em uma única janela de conversa, por meio de tabs (olhe a parte superior da janela).

Bom, agora vamos para as configurações do programa ...
