
Destaques:
- Crise mundial diminui venda de PCs
- Máquinas atuais não são tão obsoletas quanto se pensava
- Boa parte das trocas de PCs é evitada com boa formatação e antivírus
Um dos efeitos da crise econômica mundial é a queda na venda de computadores - com a notável exceção do mercado de netbooks. Por isto, as pessoas que queriam comprar novas máquinas estão tendo de tirar mais proveito de seus PCs atuais, e isso leva à pergunta: em primeiro lugar, o que faz as pessoas comprar novas máquinas?
Um estudo mostrou que, excluindo os casos óbvios (quando a máquina realmente fica obsoleta), cerca de um quarto dos computadores considerados obsoletos na verdade não são tão obsoletos assim: a sua troca pode ser adiada, bastando realizar uma boa manutenção nele. E essa manutenção não exige nenhuma troca de peças, mas sim a formatação e o uso de um bom antivírus/antimalware.
A situação contrária também é igualmente prejudicial: pessoas que não querem gastar dinheiro com novos computadores, preferindo investir apenas na atualização de softwares. Por acaso alguém acha que uma máquina que roda no máximo o Windows XP está realmente pronta para o Windows 7? Dificilmente..
A conclusão é que atualizar computadores e softwares é útil, mas em tempos de crise, este tipo de investimento deve ser muito bem analisado. Será que sua máquina atual realmente precisa ser trocada?