Firefox e Opera querem incentivar vídeos na Internet

Novos navegadores facilitarão uso de vídeos em qualquer site

09/12/2007 22:44h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Os times de desenvolvimento do Firefox e do Opera querem facilitar o uso de vídeos em sites da Internet com as novas versões de seus navegadores. Ambos os produtos suportarão uma nova e mais simples maneira de incluir vídeos nas páginas, desde que os arquivos não dependam de uma tecnologia específica. A Mozilla e a Opera também apóiam o uso do codec gratuito Ogg Theora.

O mercado de vídeos para a Internet é extremamente confuso para o usuário comum: a Apple usa o QuickTime, a Microsoft tem o Windows Media, a Adobe oferece o Flash e a RealNetworks investe no RealPlayer, e para cada tecnologia de vídeos, um software (gratuito) é obrigatório. A vantagem do Ogg Theora é que não há necessidade de pagamento para as empresas que codificam os vídeos.

Empresas como Adobe e Microsoft investem cada vez mais no setor. Recentemente, a Adobe lançou o Flash 9, usado em sites como o YouTube e a Microsoft investe no SilverLight, destinado para o desenvolvimento de vídeos e gráficos dinâmicos. Os críticos mais ferrenhos das tecnologias fechadas de vídeo garantem que as empresas responsáveis pelo formato poderiam não suportar algum sistema operacional apenas para prejudicar seus usuários.

 Mais informações: PC World



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.