As recentes eleições Escocesas são alvos de várias especulações, graças aos atrasos nos resultados, devido a problemas técnicos no novo sistema eletrônico de contagem de votos. A Comissão Eleitoral do país anunciou uma auditoria independente, devido aos atrasos na divulgação dos resultados da eleição de governos locais e do Parlamento Escocês em vários locais.
Problemas também foram vistos nos sistemas de votação pela Internet e contagem eletrônica de votos na Inglaterra, segundo observadores independentes. Sabe-se que, na Escócia, a contagem de votos em Edimburgo (capital da Escócia), Aberdeen, Argyll, Byte, Eastwoord, Perth, Tayside North, Strathkelvin e Bearsden estão suspensas. O sistema computadorizado de contagem foi fornecido pela empresa DRS, escolhida pelo país após bem sucedidos testes iniciais.
A Escócia foi às urnas na última semana para votações de governos locais e do Parlamento, preenchendo suas escolhas cédula de papel. A DRM forneceu tecnologias especializadas em reconhecer digitalmente o conteúdo do papel para realizar a contagem. Mas um porta-voz do Gabinete Escocês admitiu que a apuração e as contagens parciais estão mais lentas do que o imaginado.
O porta-voz confirmou a presença de "problemas técnicos" no sistema de contagem do DRS. "Encontramos problemas técnicos nos últimos dias, e eles se alastraram". Ele, porém, afirmou que o problema não está nas máquinas em si, mas sim na forma como os eleitores preencheram as cédulas.
Mais informações: ComputerWorld