A 'falta de vontade' da Microsoft em identificar alguma das patentes que estariam sendo quebradas por tecnologias open-source é um sinal de que a companhia quer fazer acordos de licenciamento e não batalhas legais, de acordo com vários advogados especializados em propriedades intelectuais. "Penso que a ação é uma jogada de marketing", segundo Mark Wine, especializado nestes assuntos. "Se a Microsoft estivesse agindo seriamente, mostraria suas ações de forma mais direta, exigindo acordos ou processos".
Mas Paul Lesko, outro advogado do setor, afirmou que as ações da Microsoft "criaram as linhas base" para qualquer caso futuro que envolva suas patentes. "As afirmações da companhia aplicaram alguma pressão às empresas open-source, que vão querer saber quais patentes valem a pena quebrar. Como era de se esperar, o evangelista de Linux e open-source Eric Raymond, falou de forma cética. "Se a Microsoft estivesse falando de forma séria, não faria nenhum drama para falar sobre as patentes - as mostraria e fim de jogo", segundo ele.
Mas Horacio Gutierrez, vice-presidente de propriedades intelectuais e licenciamento da Microsoft, afirmou que o acordo feito no última ano com a Novell foi uma tentativa de criar um "mecanismo de licenciamento" que oferece às empresas open-source uma maneira simples de "alcançar um entendimento" com a companhia.
Mais informações: ComputerWorld