DEP: o que a Microsoft fez para prevenir os erros de Buffer Overflow

Aprenda o que é o DEP, nova função do Windows XP SP2 que previne erros de buffer overflow, responsáveis por grande parte das pragas atuais.

03/09/2004h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

Introdução: As falhas de Buffer Overflow deram trabalho nos últimos anos - tanto que uma das funções que a Microsoft adicionou no Windows XP Service Pack 2 tem como função prever estas falhas antes que um arquivo malicioso possa usá-la (como worms como Blaster, que utiliza uma falha no serviço RPC do Windows para se propagar). vamos ver esta função nest tutorial.

1. Mas o que é DEP? Deve ter ficado esta pergunta no ar, a qual acabei não respondendo... DEP é a sigla para Data Execution Prevention ou no nosso português, Prevenção de Execução de Dados. Sua função é evitar que os dados maliciosos provenientes da falha sejam executados.

2. Outra coisinha que deixa muita gente curiosa (assim como eu fiquei): o que diabos é um erro de buffer overflow? Todos os programas são executados carregados na memória, em endereços específicos para não haver confusão. Um erro de buffer overflow ocorre quando um endereço é carregado com mais dados do que o suportado: um arquivo malicioso pode se aproveitar de um erro destes para lotar um endereço de memória e desviar a execução de seus dados para os dados maliciosos (vírus, worm, etc).

3. O que o DEP faz é verificar se algum arquivo está realizando este tipo de operação. Ele já vem ativado, mas você pode configurar algumas coisas. Pra acessá-lo, clique com o botão direito (usando as configurações padrão de mouse) e clique em Properties.
 


 

4. Na guia Advanced clique no primeiro botão Settings, referente a Performance (parte superior da tela).
 


 

5. Guia Data Execution Prevention e pronto: em primeiro lugar, o que chama a atenção é o aviso na parte inferior da janela informando que meu hardware não é compatível com o DEP e por isso o Windows usará o software DEP. Somente os processadores Athlon 64 são contém a tecnologia hardware DEP.
 


 

6. A opção usará normalmente pelo DEP é a superior (Turn On DEP for essential Windows programs...), que o faz vigiar o sistema e utilitários do sistema, apenas. Para que o DEP vigie todos os programas instalados na máquina marque a opção inferior (Turn on DEP for all programs...). Marcando a segunda opção, você pode cadastrar exceções, que não serão vigiadas pelo DEP, bastando clicar em Add... e localizar o programa via caixa de diálogo.
 


 

Conclusão: Podemos dizer que o DEP é a segunda linha de defesa do Windows XP SP2 contra arquivos maliciosos, já que o Windows Firewall é a primeira. Opção muito útil para todos os sistemas, ainda não foi possível ver a eficácia do DEP, pois nenhum arquivo malicioso oi lançado ainda, após o Windows XP SP2 (o que já é um bom sinal!).

 

Autor original: Mr. Shadow
Direitos Autorais:  BABOO



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.