Criptografia: complexidade afasta usuários

Especialistas resumem a evolução da criptografia em 30 anos.

29/10/2006 19:37h

Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras

No passado, governos eram os maiores usuários da criptografia, mas seu difícil uso acabou afastando mais usuários, segundo vários especialistas. Num evento que celebrou os 30 anos das chaves públicas de criptografia, vários especialistas no assunto falaram sobre a evolução da tecnologia, desde estudos teóricos até o uso em transações on-line.

Conforme a criptografia passava dos campos de pesquisa para o mercado, na forma de produtos, empresas como a RSA Security passaram por momentos difíceis até estabelecer suas posições no mercado. Em 1986, Jim Bidzos, então executivo chefe da RSA, sentia que o mercado nunca se expandiria. "Descobrimos que enfrentaríamos um grande monstro", segundo Bidzos. "Nos encontramos competindo diretamente com a NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA)".

Um dos primeiros consumidores da RSA foi Ray Ozzie, atual arquiteto chefe de softwares da Microsoft. Na época, Ozzie procurava meios de proteger o que se tornaria o Lotus Notes. Ozzie admitiu que a criptografia era necessárias para impedir o vazamento de comunicações.

 Mais informações: ZDNet



Mais Notícias desta Área

Últimas Notícias
 
 Software  |  Hardware  |  Segurança  |  Tecnologia  |  Tutoriais  |  Download  |  Web  | Desenvolvimento  |  Fórum 
 Mundo Corporativo  |  Carreira  |  Mercado  |  Telecom  |  Servidores  |  Tecnologia 
    BABOO é um site brasileiro de TI focado em informática, tecnologia, software,hardware, tutoriais e downloads, e soluções de dúvidas através do nosso fórum.

 

Artigos do BABOO