R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Ciência e Espaço

A DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency, lançou um novo projeto que visa a reciclar o lixo espacial. Hoje, há mais de 800 sucatas orbitando a Terra. Entre elas, cerca de 500 satélites inativos, e o restante é de detritos e sobras.

EUA pretende reciclar o lixo espacial

A tecnologia para reciclar o lixo espacial

O projeto, chamado de Phoenix, tem o objetivo de coletar todo esse material espacial e reciclar para usar na construção de outros tipos de satélites. Em meio a essas centenas de sucatas que rondam o planeta, seria possível construir novos equipamentos a partir de peças que estão inativas há muitos anos.

A ideia é coletar o hardware que está acoplado nesses satélites antigos e inseri-los em novos dispositivos. Isso, no entanto, não é tão simples de ser realizado. O processo necessita de um robô, que grudaria os equipamentos na própria carcaça e os carregaria de volta para a Terra.

O processo fica ainda mais complicado porque os satélites atuais não são feitos com material reciclável e que podem ser reaproveitados.

De qualquer forma, os testes começam a ser realizados em 2015, e o anúncio formal sobre o projeto será comunicado em 8 de fevereiro deste ano. Até lá, a DARPA tem de passar por diversos fatores burocráticos, como a permissão para coletar peças de satélites que não pertencem aos EUA.

  • vanderlaars

    A desculpa eh reciclar quando na verdade eles querem eh "estudar" as outras tecnologias.